sexta-feira, 18 de abril de 2014

Estudo sobre João 3.16

Eu sei que não tem muito a ver com o que geralmente posto. Mas fiz esse estudo e senti de compartilhar com quem eu puder.



  

Estudo sobre João 3.16
Por: Ana C. Baum

Introdução
Você já deve saber este versículo decorado. Com certeza é o mais utilizado por pessoas que buscam evangelizar a outras.
 Mas pergunto: sabes o seu significado?
Uma coisa te digo, ou escrevo; somente este versículo, responde á muitas perguntas e nos faz refletir a fundo sobre o amor de Deus.

Para estudá-lo, vamos dividi-lo em 5 importantes partes:

“1 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira / 2 - que deu o seu filho unigênito, / 3 - para que todo aquele que nEle crê / 4 -  não pereça / 5 - mas tenha a vida eterna.”



“Porque Deus amou o mundo de tal maneira [...]”

Ele nos ama!
Deus Jeová, é o nosso criador. Ele fez o ser humano á sua imagem e semelhança (Gênesis 1.26-27). Deus é imortal, e fez o homem para ser imortal também, mas este homem pecou quando Satanás o enganou (Gênesis 3), sendo assim, entrou a morte no mundo, pois a consequência do pecado é a morte (Romanos 6.23). Mas Ele nos ama tanto que enviou seu próprio filho para pagar essa dívida por nós, para que esta condenação fosse retirada (João 3.17), quem tem Jesus tem a vida eterna, mas quem não O receber, não a terá.
E quando diz “mundo” neste versículo, se refere ás pessoas.
Deus nos ama muito! Nossa mente humana é tão limitada que, assim como não temos noção de universo, infinito e eterno, também não temos noção da grandeza do amor de Deus.


“[...] que deu o seu filho unigênito, [...]”

De que forma Deus “deu” o seu filho?
O que moveu o coração do criador ao ver a humanidade em um estado de pecado e sofrimento foi o seu amor por nós. E Ele demonstrou isso, entregando seu próprio filho (1 João 4.9). Deus nos amou tanto (e ainda nos ama) que nunca aceitou o fato de nos perder.
E de que forma o filho foi entregue?
O filho de Deus, Jesus Cristo, deixou a sua glória no céu e veio à este Mundo tão perverso, em forma de homem, de ser humano (João 1.14). Nasceu e viveu como uma pessoa normal, mas em momento algum se encontrou pecado nele (1 João 3.5).
E enquanto não era chegada a hora de seu sacrifício, ele ensinava a palavra de Deus, fazia milagres e maravilhas, fez o bem para todo o povo, sem fazer acepção; e Jesus pregava sobre o amor do Pai, e que devemos amar ao próximo assim como Ele nos amou; e as pessoas se admiravam dele. Todavia, os líderes religiosos da época pregavam o contrário (Mateus 5.43-45). Por isso que eles odiavam à Jesus, e diziam que ele pregava heresias, tanto que foram também responsáveis pela sua morte (Marcos 14.55) e o povo, a quem Jesus tanto ajudou, clamava: crucifica-o! (Marcos 15.13)
Então, mataram Jesus. Mas ele venceu a morte, quando no terceiro dia ressuscitou, para que soubessem que realmente ele era o filho de Deus (Mateus 28.6 e João 2.22).
Assim Jesus cumpriu sua missão, pagou a nossa pena e a dívida que tínhamos com Deus. E agora temos o direito à vida eterna, através do sacrifício do nosso querido salvador Jesus.
Mas Deus nos deu o livre arbítrio, podemos escolher ter a vida eterna, ou não, pois como diz nosso versículo principal: “para que todo aquele que nEle crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.”
(Leia também Romanos 8.1-4)


“[...] para que todo aquele que nele crê [...]”

O que significa “crer”?
No dicionário, a palavra “crer” significa: acreditar ou confiar.
Este versículo está dizendo que todo aquele que nele crê, ou seja, não só acredita nele, mas também confia, este será salvo.
Se eu acredito e confio em Jesus Cristo, eu o amo. Pois ele nos deixou uma mensagem de amor, fé e esperança. E se desejo ter estas coisas, devo seguir seus ensinamentos. E se desejo seguir os seus ensinamentos, devo ler e estudar a palavra de Deus, que é a bíblia.
Acreditar, confiar, amar, e seguir.
Isso sim é crer.


“[...] não pereça [...]”

Para entendermos bem esta parte do versículo, podemos colocá-lo no modo antônimo, ou seja, contrário.
Fica assim: “todo aquele que nele não crê, pereça, e não tenha a vida eterna.”
Aqui podemos entender claramente a consequência daquele que não crê, que chamamos de ímpio: “o ímpio perecerá”.
O que significa “perecer”?
De acordo com o dicionário, e do mesmo modo a enciclopédia bíblica, perecer significa: perder da vida, morrer, falecer, chegar ao fim, acabar;
Sinônimo de perecer: expirar, falecer, morrer.
Antônimo de perecer: nascer, sobreviver, viver.
Assim concluímos que: o ímpio perecerá, ou seja, morrerá, não terá a vida.
(você pode ler ainda a bíblia, que contém mais de 152 passagens confirmando que os ímpios serão destruídos, e a vida eterna é somente para os justos, alguns você encontrará logo abaixo, no anexo deste estudo)
Então, se o ímpio não terá a vida eterna, como podemos pensar que ele sofrerá para sempre? Porque mesmo que se estiver sofrendo, estará vivendo, pois para sofrer é preciso estar vivo.
Sendo assim, mais uma vez concluímos que os ímpios perecerão, não terão o direito á vida eterna.


“[...] mas tenha a vida eterna.”

Para finalizar, vamos falar de recompensa. A recompensa para aquele que creu em Jesus é a vida eterna. E já vimos que crer não é somente acreditar.
Como será essa vida eterna?
Se você quer uma resposta completa, leia o Apocalipse 21 inteiro; e o 22 até o versículo 5.
Mas fazendo um resumo... A bíblia diz que o justo viverá no reino de Deus, e esse reino será na Terra, na nova Terra (Apocalipse 21.1 e Salmos 37.29). Pois Deus fará novas todas as coisas. A nova Terra será o paraíso, um lugar onde não haverá mais injustiças e nem corrupção. A bíblia ainda diz que o justo (que então agora passa a ser “salvo”) terá um corpo transformado (Filipenses 3.21), mas isso não significa que seremos espírito. Como Jesus apareceu para os discípulos depois que ressuscitou (Lucas 24.39). Tudo sobre Seu corpo indicava que era real. Não era um corpo “espiritual”; era um corpo físico. Assim o salvo terá o seu corpo, um corpo glorificado, como o de Jesus nesta ocasião após sua ressurreição.
E lá será maravilhoso, pois não haverá mais dor, nem tristeza, nem pranto, nem morte, nenhum tipo de sofrimento (Apocalipse 21.4). Será uma vida de paz, alegria, louvor, união, e verdadeira felicidade, para todo o sempre.

Anexo

A Bíblia, do início ao fim, não cansa de caracterizar o aniquilamento final dos ímpios, cujo destino final é a destruição completa. São mais de 152 passagens designando tal fato, as quais selecionei apenas algumas, contrastando o destino final dos ímpios com o dos justos, tanto no Antigo como no Novo Testamento.



NO ANTIGO TESTAMENTO

“No dia em que te manifestares farás deles uma fornalha ardente. Na sua ira o Senhor os devorará, um fogo os consumirá” (cf. Salmos 21:9)

“Passada a tempestade o ímpio já não existe, mas o justo permanece firme para sempre”(cf. Provérbios 10:25)

“Pois os maus serão exterminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança” (cf. Salmos 37:9)

“Um pouco de tempo, e os ímpios não mais existirão, por mais que você os procure, não serão encontrados” (cf. Salmos 37:10)

“Mas todos os rebeldes serão destruídos, futuro para os ímpios nunca haverá” (cf. Salmos 37:38)

“A desgraça matará os ímpios, os que odeiam os justos serão condenados” (cf. Salmos 34:21)

“Mas os ímpios perecerão, os inimigos do Senhor murcharão como a beleza dos campos,desvanecerão como a fumaça” (cf. Salmos 37:20)

“Sejam os pecadores da terra eliminados e deixem de existir os ímpios” (cf. Salmos 104:35)

“O Senhor guarda a todos os que o amam; mas todos os ímpios serão destruídos” (cf. Salmos 145:20)

 “Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo” (cf. Malaquias 4:1)

“E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz o Senhor dos Exércitos” (cf. Malaquias 4:3)

“Todas as trevas são reservadas paro os seus tesouros; um fogo não assoprado o consumirá, e devorará o que ficar na sua tenda. As rendas de sua casa ir-se-ão; no dia da ira de Deus todas se derramarão. Esta, da parte de Deus, é a porção do ímpio; esta é a herança que Deus lhe reserva” (cf. Jó 20:26-29)

“Pelo sopro de Deus são destruídos, pelo vento de sua ira eles perecem” (cf. Jó 4:9)

“Não é o caso dos ímpios! São como a palha que o vento leva. Por isso não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos. Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva a destruição!” (cf. Salmos 1:4-6)

“Mas os ímpios perecerão; os inimigos do Senhor murcharão como a beleza dos campos;desvanecerão como fumaça” (cf. Salmos 37:20)

“Os ímpios que te abandonam sem dúvida perecerão; tu destróis todos os infiéis” (cf. Salmos 73:27)

“O insensato não entende, o tolo não vê que, embora os ímpios brotem como a erva e floresçam todos os malfeitores, eles serão destruídos para sempre” (cf. Salmos 92:6,7)

“Mas, se um ímpio se desviar de todos os pecados que cometeu e obedecer a todos os meus decretos e fizer o que é justo e é direito, com certeza viverá, não morrerá” (cf. Ezequiel 18:21)






NO NOVO TESTAMENTO

“Aquele que cair sobre esta pedra será despedaçado, e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó” (cf. Mateus 21:44)

 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho único, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (cf. João 3:16)

“Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne” (cf. João 6:47-51)

“Eu lhes disse que vocês morrerão em seus pecados. Se vocês não crerem que Eu Sou, de fato morrerão em seus pecados” (cf. João 8:24)

“Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna” (cf. João 12:25)

“Eu lhes dou a vida eterna, e eles jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão” (cf. João 10:28)

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (cf. Romanos 6:23)

Pois a palavra da cruz é uma estultícia para os que perecem, mas para nós que somos salvos é o poder de Deus” (cf. 1ª Coríntios 1:18)

“Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá vida eterna” (cf. Gálatas 6:8)

Quanto a estes, o seu destino é a destruição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas” (cf. Filipenses 3:19)

“Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão a pena da destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder” (cf. 1ª Tessalonicenses 1:8,9)

“Também condenou as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-os as cinzastornando-as como exemplo do que acontecerá com os ímpios” (cf. 2ª Pedro 2:6)

Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo” (cf. Apocalipse 20:14,15)

“E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os consumiu” (cf. Apocalipse 20:9)

As nações se iraram; e chegou a tua ira. Chegou o tempo de julgares os mortos e de recompensares os teus servos, os profetas, os teus santos e os que temem o teu nome, tanto pequenos como grandes, e de destruir os que destroem a terra” (cf. Apocalipse 11;18)




Conclusão


Nosso Deus Jeová é amor, e seu filho Jesus Cristo foi um grande exemplo disso. Tenho certeza que nenhum pai no Mundo deixaria seu filho morrer no lugar de um criminoso, mas Jeová assim fez, não por ser um pai cruel, mas porque nos amou e quis nos dar essa chance, e não havia outro jeito a não ser o sacrifício de um Ser puro, sem pecado, e mais que perfeito; e Jesus sendo perfeito, aceitou sacrificar-se por nós, seres imperfeitos e pecadores. E foi através desse sacrifício que agora temos o direito à vida eterna. Mas é claro, nós temos que escolher o que queremos. Deus é tão bom e amoroso, que nos deu o livre arbítrio. Não somos como robôs programados para fazer o que o criador ordena, somos livres para escolher o caminho que vamos seguir. E aquele que escolher crer, este terá a vida eterna, mas o que não crer, este perecerá.

Mas o Senhor quer que todos se salvem (1 Timóteo 2.4 e 2 Pedro 3.9), Ele realmente deseja e quer que todos sejam salvos. E lendo as passagens de Ezequiel 33.11; Lucas 19.41; e Mateus 23.37; vemos que realmente Deus se entristece quando uma alma se perde. Por isso que não concordo com alguns que pregam sobre um deus carrasco que castiga as pessoas que não o obedecem. Ele quer o nosso bem, pois já provou que nos ama. Por isso nos deixou algumas regras e mandamentos, que se seguirmos, nos levarão à uma vida eterna de felicidade com Ele.

Você não vai querer perder essa, não é? Então não pense duas vezes quando decidir seguir à Cristo, ele só tem coisas boas a nos oferecer.


“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém! (2 Coríntios 13.14)”






Fontes:

·         BÍBLIA SAGRADA

·         Dicionário on-line

·         desvendandoalenda.blogspot.com.br

·         www.jesusvoltara.com.br

·         entendaapalavradedeus.blogs.sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário